• outubro

    28

    2015
  • 1862
  • 0
Jardim vertical: como montar, o que plantar e como cuidar

Jardim vertical: como montar, o que plantar e como cuidar

Quem mora em apartamento ou em uma casa pequena e acha que não pode ter um cantinho verde por falta de espaço, deve aderir a ideia simples e que tem agradado muita gente: o jardim vertical.
Ele permite que seja aproveitado qualquer espaço na parede da varanda ou sacada, por exemplo. É possível cultivar diversas espécies, tornando o ambiente mais agradável.
A HAUS reuniu dicas da Urbanatura e da Esalflores para ajudar você a montar a sua parede verde.
Para começar é preciso definir que tipo de jardim será montado. Dá para usar vasos do tipo meia-lua, fibra de coco, treliças de madeira, blocos de concreto, estruturas de plástico especiais e até garrafas pet cortadas.
Independentemente do método escolhido é recomendado impermeabilizar a parede para evitar infiltrações ou excesso de umidade.

 
O que plantar
O jardim vertical permite o uso de diversas plantas. Os blocos e vasos menos profundos exigem mais cuidado na escolha das espécies. Deve-se optar por plantas de raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens) entre outras. Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são: barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).

 
Como cuidar
Deve-se tomar alguns cuidados especiais na manutenção do jardim vertical. Deve-se cuidar das regas e drenagem. dos vasos. Diariamente verifique se é preciso molhar observando a umidade da terra.
Escolha sempre a espécie recomendada para o tipo de clima e iluminação onde o jardim será instalado. A adubação deve ser frequente, o ideal é fazer uma adubação química no verão, com a quantidade e formulação especifica para as espécies. No inverno, o ideal é utilizar produtos orgânicos.

Fonte: Revista HAUS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu comentário será publicado em até 24 horas.

Cancelar
Últimos posts
Mais Vistos
A Esalgarden

Com 19 anos de atuação no mercado de implantação e manutenção de jardins, a empresa desenvolve serviços de assessoria, implantação, manutenção, execução de projetos, jardins verticais e sistemas de captação da água da chuva.

Categorias

Tags

Telefone: (41) 3091-0408
WhatsApp: (41) 9 8886-8070

Rua 24 de Maio, 1875 Rebouças - Curitiba - PR - CEP 80220-060


atendimento@esalgarden.com.br

Sobre Nós

A Esalgarden possui mais de 15 anos de atuação no mercado de implantação e manutenção de jardins. A empresa desenvolve serviços de assessoria, implantação, manutenção, execução de projetos, jardins verticais e sistemas de captação da água da chuva.

© Copyright 2015 Esalgarden Comércio e Serviço Ltda. Todos os direitos reservados.